“ Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu seu único filho para que todo aquele que Nele crer não pereça mas tenha a vida eterna.” Jo 3.16 Jesus te Ama e eu também.

segunda-feira, 10 de março de 2014

DÉBORA UMA GRANDE MULHER.


Cessaram as aldeias em Israel, cessaram; até que eu, Débora, me levantei, por mãe em Israel me levantei. (Juízes 5:7)

Débora foi a única mulher nos tempos dos juízes que Deus levantou como profetiza e juíza. O que tinha de tão especial nesta mulher para que Deus falasse com ela e ela transmitisse a Palavra de Deus ao povo?  O que Deus viu nesta mulher para levantá-la como líder de uma nação?
Quando olhamos para a Bíblia vemos Débora surgir num momento muito difícil do povo de Israel, as pessoas faziam aquilo que lhe parecia certo aos seus próprios olhos, e não a vontade de Deus.  Depois de falecer o segundo juiz os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau perante o Senhor. ( Jz 4.1), portanto era um período de decadência espiritual estavam longe de Deus por causa de seus pecados.
Deus então entregou o seu povo nas mãos do rei de Canaã, e é bom lembrar que Deus nos tempo de Josué deu ordens para que ele tomasse posse daquela terra, o que ele não fez, e que mais tarde, portanto foi ocupada pelos cananeus. Por 20 anos Israel sofreu, até o momento em que resolvem clamar a Deus e Deus como sempre faz, ouviu a voz de seu povo. E usou poderosamente esta mulher para libertá- los das mãos dos cananeus.
 Interessante notar que a posição da mulher nos tempos bíblicos era inferior a do homem, até hoje o Judeu agradece a Deus por não ter nascido gentio e nem mulher. Mas graças a Deus que não faz acepção de pessoas: O apostolo Paulo diz para os gálatas: Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. (Gálatas 3:28)
E repito a pergunta: O que Deus viu nesta mulher para levantá-la como líder de uma nação? Vamos falar apenas três coisas que Deus viu:

1-      Fidelidade: Mesmo vivendo no meio do pecado, ela permaneceu fiel a Deus. Ela decidiu servir a Deus apesar de todas as circunstâncias adversas, mostrou ser uma pessoa diferente. Encontramos na Bíblia o salmo 101. 6 que diz assim: os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo: o que anda num caminho reto, este me servirá.
Débora decidiu servir ao Senhor em meio a uma geração perversa, e nós o que temos feito? Será que eu e você temos sido luz aqui neste mundo. Será que as pessoas ao te verem dizem: Lá está uma mulher de Deus? . Débora foi tão fiel a Deus que, apesar de todas as circunstâncias culturais adversas, pôde não só ser reconhecida como profetisa, mas, também, passou a julgar o povo de Deus.

2-      Coragem: Podemos dizer que coragem é a habilidade de confrontar o medo, e isso vemos claramente na atitude de Débora quando decidiu ir à batalha com Baraque. Primeiro Deus mandou que ela o chamasse, ele era o comandante do exercito de Israel, a palavra do Senhor para ele era que ele fosse para a batalha que Deus lhes daria a vitória sobre os cananeus. Mas Baraque teve medo, mesmo ouvindo as Palavras de Deus através de Débora ele hesitou e disse:
“Se fores comigo irei; porém, se não fores comigo, não irei. (Jz 4.8)” E logo ela respondeu: Irei contigo.
O medo de Baraque não era infundado, o rei de Canaã tinha 900 carros de ferro, seus soldados completamente armados, sem falar que todos os povos que cercavam Israel naquela época, tinham uma tecnologia mais avançada. Porém, contudo isso, Deus havia prometido a ele a vitória.
Assim como Baraque existem pessoas que ficam olhando para as circunstâncias e esquecem que maior é aquele que está conosco. Deus é maior. “O apóstolo Paulo escreveu em sua epistola aos efésios o seguinte Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós…” Efésios 3.20.
Portanto sejamos corajosos. Pois a Palavra de Deus é suficiente, esta Palavra tem poder, poder para curar, libertar, salvar, poder para nos conduzir à vitória Não podemos nos amedrontar diante das lutas desta vida. Salomão diz: “se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena” (Pv.24:10).

3-      Fé: Ela tinha plena confiança, no que Deus poderia fazer em favor do seu povo se não fosse assim ela não teria chamado Balaque para transmitir a Palavra de Deus para ele e nem teria ido à batalha. Ela conseguia ver através de sua fé a vitória. E realmente somente Deus poderia vencer os cananeus, a sua fé não estava em Balaque, a sua fé não estava no exercito, a sua fé estava no Deus todo poderoso, no Deus que nunca perdeu uma batalha, no Deus de Abraão de Isaque e de Jacó, essa passagem me faz lembrar-se de um outro momento da história de Israel, Davi diante daquele gigante. Humanamente falando Davi não tinha nenhuma condição de vencer a Golias, era apenas um garoto, um pastor de ovelhas diante de um gigante experiente em batalhas. Mas Davi tinha fé, fé no Deus vivo, e quando ele chega diante daquele gigante ele diz com toda convicção, com toda certeza: “Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel.” (I Sm 17:45, 46).
Sua fé em DEUS fez com que ele vencesse aquele gigante. 
          
Onde temos depositado a nossa fé? No passado homens atravessaram o mar a pés enxutos, venceram exércitos, destruíram reinos, fecharam a boca de leões, ressuscitaram mortos passaram pelo fogo e foram vitoriosos através da sua fé no Deus todo poderoso. Deus continua querendo realizar milagres através de nós, por meio de nossa fé.

CONCLUSÃO: Deus usa quem ele quer no momento que ele deseja e nada escapa as suas mãos operando Deus quem impedirá? Jamais duvide, do que Ele pode fazer. Este mesmo Deus que usou Débora no passado está aqui nesta noite e quer te usar também. Mas é preciso ter fé. Alguém uma vez disse que a fé move com a mão de Deus e para Deus nada é impossível. Não é maravilhoso?
O impossível pode acontecer neste momento. Depende tão somente de mim e de você. Deus está aguardando uma atitude minha e sua. A pergunta é O que nós decidimos fazer nesta noite?  O que você decidiu é que vai fazer a diferença.
Decidiu-se ter uma atitude de fé mesmo em meio às lutas, certamente serás vitorioso, pois é Deus que peleja por nós. No livro de êxodo vemos Deus falando a seu povo através de Moises: O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis. (Êxodo 14:14).
Que Deus possa encontrar em nossos corações, fidelidade, a fé, e a coragem, afim de que possamos ser usados por Ele aqui nesta terra, e Louvar ao Senhor assim como fez Débora no seu cântico: "Assim pereçam todos os teus inimigos, ó Senhor! Mas os que te amam sejam como o sol quando se levanta na sua força”. E a terra teve paz durante quarenta anos.


                                  Missionária Márcia Varella


Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem prévia autorização do autor. 
A não ser que cite o autor da obra

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin
t